quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Preconceito, não passe a diante. Trabalho de sociologia.

Postado por Islla Lopes às 07:44

Trabalho de sociologia.
Colégio Estadual Pedro II
1ºD EM
Aluna: Islla Lopes Nº 48

Embora o conceito de raça seja moderno, o preconceito e a discriminação são uma constante da história universal e é necessário, antes do mais, fazer a distinção entre as duas idéias.

O PRECONCEITO refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro. As ideais preconceituosas são, muitas vezes, baseadas mais em rumores do que em provas claras; opiniões que resistem à mudança mesmo em face de novas informações. As pessoas podem ter preconceitos favoráveis relativos aos grupos com os quais se identificam e preconceitos negativos em face de outros. Alguém que tem preconceitos contra determinado grupo recusará atender imparcialmente os seus membros.
A DISCRIMINAÇÃO diz respeito ao comportamento tido em relação a outro grupo. Pode detectar-se em ações que negam aos membros de um grupo oportunidades que são dadas a outros, como, por exemplo, quando a um negro é recusado um emprego disponível para um branco. Embora o preconceito esteja freqüentemente na base da discriminação, os dois podem existir separadamente. As pessoas podem ter idéias preconceituosas e não agir em conformidade. Também é igualmente importante ter em conta que a discriminação não deriva necessária e diretamente do preconceito. Por exemplo, uma pessoa branca que queira comprar uma casa pode inibir-se de adquirir a propriedade em bairros predominantemente negros, não por causa de atitudes hostis que possa sentir em relação às pessoas que vivem nesses bairros, mas em função da sua preocupação com a desvalorização da propriedade nessas áreas. Neste caso, as atitudes de preconceito influenciam a discriminação, mas de uma forma indireta. Assim cada vez mais tornando nossa sociedade preconceituosa, ganhamos esse preconceito quase que passado de geração em geração, é cultural. Se nós não realmente nos instrumentalizarmos nesses assuntos desde a educação de nossas crianças, continuaremos sendo vigorosamente preconceituosos e discriminativos.

3 comentários:

Nati Pereira disse...

O preconceito deveria ser trabalhado em sala de aula desde a 1ª série, para as crianças e futuros adultos preconceituosos aprenderem a lidar com as diferenças, que são tão grandes, tanto na cor quanto na situação financeira. Beijo

Islla Lopes disse...

Concordo com você Nati, dês de muito pequenos já poderíamos lidar com essa situação tão discutida. Alguns colégios e até mesmo professores preferem esconder e deixar tudo como está, ao mudar e tentar fazer uma sociedade mais digna.
beijos.

Malu Azzoni disse...

Não encontro mais o que comentar. É algo tão simples, esse fato de que somos todos iguais.
O problema é que a sociedade resolveu complicar e mentir sobre isso, e a grande maioria, acreditou.

 

What you want? Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea